• Nome: Departamento de Informática
  • Telefone: (18) 3264-1311
  • Endereço: Sergipe, nº 274 - Centro
  • E-mail: [email protected]
  • Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 08h00 as 11h00 e das 13h00 as 17h00
  • Responsável: Nelson Júnior

O departamento de informática da Prefeitura Municipal de Iepê está preparado para resolver e solucionar problemas de T.I em infraestrutura de redes, suporte e manutenção de microcomputadores, programação e desenvolvimento de sistemas com interação em banco de dados.

Utilizando recursos mais recentes da segurança da informação, e usando de linguagens apropriadas para cada tipo de sistema tornando-os mais seguros e robustos, focando sempre em segurança e desempenho. Dentre as tecnologias trabalhadas JAVA e PHP se destacam pela segurança e confiabilidade, além de banco de dados em MySql© alocado em um próprio servidor na estrutura da Prefeitura e um servidor externo contratado.

A equipe de T.I também contratou uma empresa que fica responsável pela hospedagem dos sites da Prefeitura, desta forma todos os sistemas desenvolvidos e informações ficam para a Prefeitura, independentemente da equipe gestora.

Além de desenvolvimento de sistemas, toda estrutura da Prefeitura e departamentos são interligados por uma rede Wireless na faixa de frequência em 5,8GHz, utilizando equipamentos de ponta para reduzir ao máximo interferências com outras redes, mantendo redundância em seus links e claro, visando sempre a segurança dos dados trafegados na rede.

O departamento de T.I está avaliando a possibilidade de migrar as redes da Prefeitura para uma nova frequência, que está sendo regulamentada no Brasil pela ANATEL. O assunto está em pauta, sendo estudadas viabilidades técnicas e compatibilidade de equipamentos com uma frequência mais alta. Tal assunto está sendo tratado como solução para fugir dos problemas de interferência em ondas de rádio (RX) que é visível em nosso município, causado pelo excesso de potência de outras redes fora do controle da Prefeitura.

Outra solução que está em pauta é o estudo da implementação de uma estrutura de Fibra Óptica para interligar os departamentos que necessitam de mais velocidade e segurança para trafegar dados, como o Hospital e a Unidade de Saúde.