Inscrições para o alistamento militar obrigatório estão abertas

Inscrições para o alistamento militar obrigatório estão abertas

Está aberto o prazo de inscrição para o alistamento militar obrigatório para os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em qualquer período de 2021. O cadastro deve ser feito até o dia 30 de junho.

O alistamento pode ser realizado por meio da internet, no endereço www.alistamento.eb.mil.br, ou na Junta de Serviço Militar de Iepê que fica no Paço Municipal. É preciso apresentar Certidão de Nascimento, RG, CPF e comprovante de residência.

De acordo com o Secretário da Junta de Serviço Militar, Antônio Carlos Pelissari, após o preenchimento do formulário o jovem deve comparecer à Junta para validar o procedimento. A taxa para emissão do certificado de alistamento é de R$ 4,78.

Em Iepê, no ato do alistamento os jovens são dispensados por excesso de contingência na região, por ser um município não-tributário, ou seja, que não contribui com a convocação para o Serviço Militar inicial.

Segundo o Ministério da Defesa o alistamento é obrigatório, e aqueles que não fizerem dentro do prazo pagam multa e ficam impedidos de tirar passaporte, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assumir concurso público e se matricular em qualquer instituição de ensino superior.