Portal da Transparência Webmail

Incentivo ao aleitamento materno

Versão para impressão

Por: Assessoria de Imprensa - Em 10/08/2017 - 09:42:38

A Prefeitura através da Secretaria de Saúde realizou na manhã de ontem (09/08) a abertura oficial do Agosto Dourado em Iepê, mês de incentivo ao aleitamento materno.

O evento aconteceu na sede do PSF I e contou com a presença especial das gestantes, que lá estiveram para participarem de uma palestra educativa a respeito do tema.

A palestra foi ministrada pelo médico Dr. Fabiano Lenzoni, com a participação de outras profissionais da área da saúde, a dentista Cassiane Pedrão, as enfermeiras Bruna Rocha e Joana Zakir e a responsável pela vacinação do PSF I, Hilma Almeida.

Durante a palestra foi discorrido a respeito do que é o aleitamento materno, os benefícios para os bebês, a importância da amamentação, especialmente nos seis primeiros meses de vida do bebê. E ao final a enfermeira Joana, usando uma boneca, ilustrou a forma correta de posicionar o bebê para ser amamentado e todos os procedimentos anteriores e posteriores a correta amamentação.

Tivemos ainda a participação do educador físico Amadeu Cavicchioli que falou a respeito da importância da atividade física para as futuras mamães.

Por fim as gestantes puderam desfrutar de um delicioso café da manhã preparado especialmente para elas e ainda participaram de um animado sorteio de brindes.

Agradecemos aos nossos colaboradores que doaram os brindes para a ocasião:

- Banco do Brasil;

- Banco Siccob Credimota;

- Diva Esmalteria (Camila);

- Ponto dos Papéis;

- Pesqueiro A Figueira;

- Auto Posto Castilho;

- Secretaria de Assistência e Ação Social;

- Casa Brasil;

- Restaurante A Família;

- Loja Pastor Ricardo César.

Agradecimento especial à Secretaria de Assistência e a Prefeitura de Iepê pelo incentivo à campanha.

A campanha recebe o nome de Agosto dourado, pois o leite materno é como ouro para o bebê, é o melhor e mais saudável alimento que a mãe pode oferecer ao seu filho nos seis primeiros meses de vida.

Mãe não deixe de amamentar o seu bebê, dê a ele o melhor!

Campanha Mundial de incentivo ao Aleitamento Materno

1º de agosto foi o dia escolhido para comemorar o Dia Mundial da Amamentação. A data foi criada no ano de 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA), tendo por finalidade primordial promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, para garantir melhor qualidade de vida para as crianças no mundo inteiro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Após o período de seis meses, outras substâncias podem ser oferecidas à criança. Vale salientar que vários estudos sugerem que crianças devem ser alimentadas com leite até, pelo menos, os dois ou três anos de idade.

Apesar de muitas pessoas afirmarem que o leite de uma pessoa pode ser fraco, esse fato não é realidade. Todas as mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, portanto, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida de um bebê. Vale destacar ainda que o leite da mãe já está na temperatura ideal para a criança, não necessita de esterilização e pode ser usado sem medo.

Para a mulher, o aleitamento também traz benefícios, merecendo destaque a proteção contra o câncer de mama e de ovários, bem como a diminuição dos riscos de morte por artrite reumatoide.  Nos primeiros seis meses, o ato de amamentar pode garantir uma proteção contra uma nova gestação. Estudos indicam que a ovulação está relacionada com o número de mamadas diárias do bebê, sendo assim, ela ocorre mais antecipadamente em mulheres que amamentam menos vezes. Podemos destacar ainda que a amamentação cria um maior vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Galeria de Fotos Fotos 24 fotos
Carregando imagens

2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE IEPÊ - CNPJ: 49.345.911/0001-40
RUA MINAS GERAIS, 274 - CENTRO - CEP: 19640-000 - FONE: (18) 3264-1311

O funcionamento dos recursos deste website está homologado para os navegadores:
Internet Explorer 9 ou superior , Firefox , Chrome, Safari e/ou Opera.

Fechar Janela