Portal da Transparência Webmail
(018) 3264-1311

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


DADOS DO DEPARTAMENTO
Nome: Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
Fone: (018) 3264-1715; Fone/Fax: (18) 3264-1718
Endereço:Rua Rio de Janeiro, nº. 874
E-mail: educacao@iepe.sp.gov.br

Horário de funcionamento: das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

Responsável: Prof. Drº. Paulo Fernando Zaganin Rosa

 

 

 

        A Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esportes e Lazer compete, entre outras atribuições, o planejamento e a execução dos programas, projetos e atividades relacionadas à educação, prioritariamente na educação infantil e ensino fundamental, cumprir as disposições da legislação pertinente, especialmente do artigo 205 e seguintes da Constituição Federal, da Lei Federal nº 9.394/96, que escabele as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Lei Federal nº 9.424/96, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério e da Lei Federal nº 10.172/01, que institui o Plano Nacional de Educação.

 

        Promover e gerenciar a instituição do sistema municipal de ensino e do plano de carreira e remuneração do magistério público municipal, responsabilizando-se por sua execução e fiscalização, manter programas permanentes de profissionalização, capacitação e aperfeiçoamento dos Profissionais do Magistério Municipal, coordenar a atuação dos conselhos municipais ligados à educação, à cultura e ao esporte, coordenar a formulação do Plano Municipal de Educação, em consonância como Plano Nacional de Educação, bem como prover sua implantação e execução, atuar em consonância com o sistema estadual de ensino, elaborar planos de aplicação dos recursos vinculados à educação, especialmente aqueles decorrentes do FUNDEB e do Salário Educação.

 

        Participar dos programas oficiais de assistência aos educandos e às suas famílias, participar e promover o efetivo funcionamento do Conselho Municipal de Educação, do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB e do Conselho de Alimentação Escolar, fomentar projetos de desenvolvimento do esporte, do lazer e da integração comunitária, promover ações de fomento à preservação e valorização da cultura local, desenvolver programas e ações permanentes de forma a debelar o absenteísmo educacional, do conhecimento, da formação e da cultura, coordenar e promover ações de exploração viável e sustentável das potencialidades turísticas, bem como sua integração às ações culturais, especialmente através de eventos de abrangência regional e estadual, sempre com o objetivo da promoção do Município e de suas potencialidades gerais, promover a supervisão da atuação dos demais organismos municipais vinculados à educação, visando a melhoria da qualidade de vida da população iepeense.

 

 

        Escolas Municipais: compete à execução da administração escolar, participar da formulação do projeto político-pedagógico e sua efetiva execução, a administração com a participação da comunidade escolar, com a participação de associações de pais e de professores, desenvolver a administração de materiais, patrimonial e pedagógica, em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo órgão municipal de educação e de acordo com a legislação aplicável, inclusive no que concerne à aplicação da grade curricular e do perfeito desenvolvimento do ensino aos educandos, em todos os níveis de atuação. 

 

         Sala de recurso: A sala complementa os serviços educacionais comuns da rede municipal de ensino, de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais.

 


         Atividades complementares - Casa da Criança e do Adolescente: É um espaço que oferece à comunidade esporte, lazer e cultura. Diversos projetos gratuitos são oferecidos à população como: dança judô, recreação, arte, teatro, música e “A Hora do Estudo”. Grupo de Teatro “Centopéia” e Projeto Guri. 

 

       Programa Escola da Família: O Programa Escola da Família tem como proposta a abertura das Escolas Públicas Municipais aos finais de semana, transformando-as em espaços voltados a prática da cidadania no intuito de despertar potencialidades e desenvolver hábitos saudáveis junto aos jovens. Em Iepê, as duas escolas municipais (Escola João Antônio Rodrigues e Escola Dona Juventina Zago de Oliveira) participam do Programa, transformando a unidade em centro de convivência, com atividades voltadas às áreas esportivas, culturais, de saúde e mercado de trabalho.

 

        Convênios e Cursos: A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e lazer, mantém convênio com algumas instituições de ensino superior, que concedem descontos especiais aos funcionários públicos e munícipes.
A secretaria também oferece vários cursos, entre eles Curso noturno de inglês básico;  Curso de Técnico em Informática (Centro Paula Souza) e Curso Básico de Informática.

 

        Esportes: Na área de esportes,  o projeto tem como política a inclusão social. Não apenas para formar atletas de ponta, campeões, mas diminuir as desigualdades sociais além é claro, da capacidade disciplinar e educativa do esporte. Oferece diversas atividades esportivas gratuitas à população de Iepê.


Saiba quais as modalidades e locais: Futsal, Voleibol e Basquete acontecem no Ginásio Poliesportivo “Liberdade”; Futebol de Campo e Atletismo acontecem no Estádio Municipal “Guilherme de Paula Machado” e o Judô acontece na Casa da Criança e do Adolescente.

 

        Lazer: Desenvolve ações de lazer, recreação e esportivas de caráter competitivo, projetos de lazer e recreação com a comunidade, promove a iniciação e o aperfeiçoamento de modalidades esportivas nas escolas, o desenvolvimento de atividades de educação física e o resgate corporal da terceira idade, através de educação física adaptada. 

 

        Turismo: O turismo visa sensibilizar a população sobre o seu papel como indutor do desenvolvimento econômico, gerador de novas oportunidades de trabalho e renda e a formar o cidadão, melhorando a qualidade de vida, construindo uma sociedade igualitária e organizada, ampliando ao máximo os projetos que levem crianças, jovens, adolescentes e a população em geral a integrarem-se socialmente, melhoria da qualidade de vida da comunidade local, por meio de cursos específicos na área de turismo, empreendedorismo, projetos e suporte aos equipamentos e atrativos turísticos já existentes. Iepê faz parte do projeto Circuito Turístico Oeste Rios. Cabe ainda integrar a cidade ao processo de articulação regional e buscar convênios e parcerias para incrementar as atividades turísticas na cidade.

 

      Cultura: Desenvolve programas de disseminação da informação, formação, iniciação e difusão cultural, administra atividades dos espaços públicos culturais, realiza pesquisas e registros históricos e culturais da cidade. Também é responsável pela realização de ações para fomentar e incentivar a difusão e formação cultural nos eventos da cidade e gerencia projetos culturais de música, dança teatro, cinema, pintura, escultura e outras manifestações.
Temos ainda o Núcleo de Educação Avançada “Natália Sant’Anna Cambraia” local que abriga a Biblioteca Pública Municipal e o programa Acessa São Paulo com acesso gratuito a internet para a população. Bem como a parceria com o Ponto de Cultura de Iepê “Nosso Povo faz arte desde 205 d.C.”

 

 


                                                                                                                          

 

                                                                                                                            

 

 


        

?



2014 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE IEPÊ - CNPJ: 49.345.911/0001-40
RUA MINAS GERAIS, 274 - CENTRO - CEP: 19640-000 - FONE: (18) 3264-1311


O funcionamento dos recursos deste website está homologado para os navegadores:
Internet Explorer 9 ou superior , Firefox , Chrome, Safari e/ou Opera.

Fechar Janela